Por Selma Kamin
Vamos conhecer agora uma pessoa muito simpática com um sorriso largo e contagiante , o “ Gondoleiro de New York “ você deve estar se perguntando nesse momento; gondoleiro o que é isso? O mineiro de Ipatinga Joseph Gama exerce essa profissão inusitada no Restaurante The Boat House no Central Park há alguns anos. Ele é responsável de transportar todos os clientes do restaurante e iclusive já recebeu muitos convidados ilustres na sua Gôndola e Joseph teve a honra de remar sabe para quem? Bono vocalista da Banda Irlandesa de rock U2 e também nada mais e nada menos, o italianíssimo Andrea Bocelli que convidou Joseph à cantar com ele enquanto remava rápido para sentir o vento em seu rosto dessa maneira que Bocelli queria que Gama remasse, mas Joseph recusou esse Dueto por sentir fortes emoções no momento (olha que Joseph foi corajoso, conheço pessoas que viraria o barco por não ter esse controle e seria uma tragédia mundial) e assim é a trajetória do trabalho do mineiro Joseph Gama , momentos divertidos com responabilidade e dedicação.
Joseph nasceu na cidade de Ipatinga, Minas Gerais concluiu o ensino médio no Mayrink Vieira e Padre de Man no Vale do Aço, antes de se mudar para os EUA, ele era técnico em informática na cidade em que morava no Brasil , chegou aos EUA em Março/2007. Fez o curso de Administração de Empresas e em “Comunicação Empresarial com concentração em Comunicação Corporativa” ( Business communication with concentration in corporate communications) nos EUA. Ele decidiu vir para os EUA atrás de sua família que já vivia aqui a 8 anos, sua mãe e sua irmã,então aproveitou a oportunidade para estudar e trabalhar quando chegou conseguiu trabalhar em um projeto do governo brasileiro em Nova York chamado Amazônia Brasil, onde distribuía panfletos. Com o tempo passou a trabalhar também explicando sobre a exibição aos clientes. Após esses trabalhos começou sua jornada no Central Park alugando bicicletas e barcos no The Boat House, chegou a trabalhar em outras aréas também até surgir o convite para ser gondoleiro. Pelos últimos 6 anos concilia o trabalho de gondoleiro como bartender, onde atualmente trabalha no Eataly na 5º avenida.
Durante essa sua jornada estudou inglês no American Language, após certo tempo começou a estudar no BMCC-City University of Manhattan onde se graduou em Administração de Empresas. Logo após foi para o Baruch College – City University of New York, onde se formou com honras em “Comunicação Empresarial com concentração em Comunicação Corporativa” ( Business communication with concentration in corporate communications). Atualmente mora em New York e trabalha como gondoleiro no Central Park, profissão que exerçe a mais de 10 anos, e também como bartender. Além da profissão exercida atualmente, ele trabalha com a escola de Inglês Happy&Co onde estará abrindo uma filial em Belo Horizonte quando as coisas se “normalizarem” novamente.
Joseph já conheceu muitas pessoas em cima da gôndola e já ouviu histórias diferentes de todos os lugares do mundo. Mas os momentos mais inesquecíveis que o mineiro passou foram ao lado das celebridades, como xuxa, Bono do U2, Andrea Bocelli entre outros. A simpatia de Bono vocalista da banda U2 aumentou ainda mais a admiração de Joseph pela banda e ele não conseguiu evitar a tietagem. “Não sou de pedir para tirar foto com ninguém, mas com o Bono eu tive que tirar. Fui dormir sorrindo aquele dia”, diz Gama. “No fim do passeio, ele virou e me disse que eu ainda seria um grande homem”, orgulhosamente lembra o brasileiro. Mas com o tenor italiano Andrea Bocelli, foi maior a surpresa. “Tive que ir trabalhar mais cedo no lugar do outro gondoleiro que estava viajando e me disseram que teríamos uma visita especial naquele dia”. A tal “visita especial” era ninguém menos do que Bocelli. O italiano chegou ao restaurante e atraiu um grande número de curiosos que ficaram observando em volta do lago. “Fomos só eu e o Bocelli na gôndola. Ele me pediu para ir mais rápido com o barco porque gostava de sentir o vento”, revela o mineiro.